Informações úteis sobre bombas magnéticas

O que são bombas magnéticas?

Em uma bomba centrífuga padrão, o eixo de acionamento do motor normalmente é conectado por meio de um acoplamento flexível ao impulsor pela carcaça da bomba e por conta disso, é necessária a vedação do eixo de acionamento.

Já em uma bomba magnética, o rotor e o líquido bombeado são mantidos dentro de uma carcaça hermeticamente selada. O eixo de acionamento do motor faz girar um conjunto de ímãs na parte externa da carcaça ao mesmo tempo o anel de ímãs do eixo ligado ao rotor interno, ou seja, o torque transferido através da carcaça é resultado dos ímãs acoplados.

Além da bomba magnética da qual estamos falando, também existem bombas de deslocamento positivo, bombas de palhetas, bombas de engrenagens internas e bombas de engrenagens externas que contam com os mesmos princípios básicos e vantagens: o fluido bombeado se mantém dentro de uma carcaça selada eliminando o risco de vazamento.

Por que utilizar bombas magnéticas?

Em uma bomba centrífuga tradicional, alguma vedação será necessária para impedir que o líquido vaze ao redor do eixo da bomba, especialmente se houver alta pressão. Sendo assim, destacamos 2 (duas) possibilidades:

  • Vedação labial ou Anéis O-ring: basicamente um anel de borracha ou plástico se encaixa ao redor do eixo de acionamento e se mantém no lugar em um recesso na carcaça da bomba.
  • Selo mecânico: dois componentes usinados, planas e lisos pressionados por molas. Esta é a opção mais eficaz para reduzir vazamentos, porém pode ser cara e difícil de montar.

 

Infelizmente, o vazamento não pode ser eliminado completamente com qualquer uma destas soluções.

Além disso, uma vedação tradicional requer uma frequência considerável de monitoramento e manutenção para evitar que haja um vazamento excessivo, além do que poderia ser considerado normal para a lubrificação do selo e do eixo da bomba, principalmente de estivermos falando do bombeamento de líquidos tóxicos, líquidos abrasivos ou líquidos inflamáveis. Vazamentos são uma das principais causas de falhas ou paradas de bomba e a manutenção dos selos e materiais da carcaça são caras e demoradas.

Também devemos considerar questões ambientais e a legislação que exigem uma tecnologia de bombeamento mais limpa e por isso a bomba magnética, que mantém o líquido bombeado completamente dentro da carcaça da bomba, é uma opção totalmente viável para a maioria das necessidades.

Sua vedação não está sujeita ao desgaste das partes móveis e, portanto, é perfeita para aplicações onde nenhum vazamento possa ser tolerado, quer seja por motivos de segurança ou porque os custos de recuperação e tratamento local de um eventual vazamento estão totalmente fora de cogitação.

Como funcionam as bombas magnéticas?

Os ímãs acoplados são fixados a dois anéis em ambos os lados da carcaça da bomba. O anel externo é fixado ao eixo de acionamento do motor; o anel interno ao eixo de acionamento do rotor. Cada anel contém aproximadamente o mesmo número de ímãs idênticos, combinados e opostos, dispostos com polos alternados ao redor de cada anel. Os ímãs são feitos de metais de terras raras, tais como samário ou liga de neodímio com outros metais, que conferem vantagens como:

  • Menor massa necessária para manter um torque específico, o que resulta em bombas menores e menos
  • Maior estabilidade de temperatura – menor redução do torque magnético com o aumento das temperaturas, em relação aos ímãs de ferro tradicionais

 

Para driblar sua baixa resistência à corrosão, os ímãs no anel interno (que são expostos ao líquido bombeado) são revestidos com uma resina protetora de polipropileno, PVDF, ETFE ou aço inoxidável.

O torque máximo de uma bomba magnética é determinado pelo espaço entre os ímãs: quanto menor o espaço, maior é a transferência de torque. Entretanto, há um limite para o quão pequeno isto pode ser projetado, já que o espaço deve incluir o invólucro de contenção e quaisquer materiais de proteção que revestem os ímãs.

Seu anel magnético interno, o eixo da bomba e seu rolamento são imersos no fluido bombeado e lubrificados por ele. Com líquidos altamente viscosos, as perdas por atrito podem ser altas; em um meio abrasivo ou quimicamente agressivo, é importante a escolha certa dos materiais molhados como carboneto de silício, termoplásticos, aço inoxidável e ligas de alto teor de níquel, já que o desgaste do mancal pode gerar problemas, porém exatamente por todos esses fatores, podemos considerar que as bombas de magnéticas são ideais para o manuseio de líquidos agressivos, corrosivos e perigosos.

Especificando uma bomba magnética

Podemos dizer que os avanços na tecnologia permitiram a redução do tamanho das bombas magnéticas enquanto sua potência e eficiência aumentaram. Seu projeto compacto com ímãs que permitem torques compatíveis com as necessidades do mercado, além da ampla variedade de materiais molhados que podem elevar a vida útil da bomba magnética, reduzem o consumo de energia e tempo de manutenção.

As bombas magnéticas podem ser especificadas para aplicações onde a auto-ferragem, manuseio de sólidos ou funcionamento a seco podem ocorrer, além de serem amplamente utilizadas para bombear líquidos abrasivos, ácidos, bases, líquidos corrosivos, líquidos inflamáveis, soluções inorgânicas, líquidos com gases arrastados, líquidos orgânicos, polpas abrasivas, solventes, líquidos tóxicos, líquidos viscosos e voláteis.

Hoje se encontram disponíveis uma ampla gama de viscosidades para altas e baixas temperaturas com capacidades diversas, além das opções para altas pressões.

E conforme já dissemos antes, todos os modelos de bombas magnéticas oferecem o benefício ZERO vazamento.

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